Presidente dos Metalúrgicos afirma que articulação política assegurou a continuidade do Polo Industrial de Manaus e a proteção de empregos no Amazonas

MANAUS – O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas, Valdemir Santana, afirmou que a prorrogação da Zona Franca de Manaus (ZFM) até 2073 resultou da atuação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da ex-presidente Dilma Rousseff e dos senadores Eduardo Braga e Omar Aziz.

Segundo Santana, essas lideranças tiveram papel decisivo na defesa do modelo econômico. Por isso, ele defendeu reconhecimento público pela conquista. Além disso, destacou os impactos para a economia do Estado.

“O Amazonas agradece aos senadores Eduardo Braga, Omar Aziz e ao presidente Lula. Eles foram os verdadeiros responsáveis pela permanência e pela prorrogação do Polo Industrial de Manaus. Dessa forma, garantiram a Zona Franca até 2073, protegeram empregos e fortaleceram o Amazonas”, declarou.

Gratidão pela defesa da Zona Franca

Durante manifestação pública, Valdemir Santana afirmou que trabalhadores e dirigentes sindicais reconhecem a importância da prorrogação da Zona Franca.

Como presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas, que representa mais de 120 mil trabalhadores, e também presidente da CUT Amazonas, que reúne mais de 600 mil trabalhadores, Valdemir destacou o papel da classe trabalhadora na sustentação da economia do Estado.

“Como presidente do sindicato que representa mais de 120 mil trabalhadores e presidente da CUT Amazonas, que representa mais de 600 mil trabalhadores, falo em nome desses homens e mulheres que seguram e sustentam a economia do Amazonas por meio da Zona Franca de Manaus e do Polo Industrial de Manaus. Em nome desses trabalhadores, agradecemos aos senadores Eduardo Braga, Omar Aziz e ao presidente Lula pela defesa da Zona Franca e pela garantia da sua permanência até 2073”, afirmou.

Em seguida, ele reforçou o reconhecimento às lideranças políticas.

“Eu, como presidente da CUT e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, agradeço as pessoas que são gratas. Os amazonenses e não amazonenses reconhecem esse trabalho. Por isso, agradecemos ao senador Eduardo Braga e ao senador Omar Aziz”, disse.

Ele também destacou a atuação do governo federal na consolidação do modelo.

“Principalmente ao presidente Lula. que garantiu o Polo Industrial até 2073. Portanto, nós, amazonenses e não amazonenses, temos que ser gratos, não ingratos”, completou.

Impacto na economia e nos empregos

A prorrogação da Zona Franca de Manaus até 2073 é considerada uma das maiores conquistas econômicas do Amazonas. O modelo garante segurança jurídica e estabilidade para o setor produtivo.

Além disso, sustenta milhares de empregos diretos e indiretos. Também impulsiona investimentos e fortalece a arrecadação no Estado.

Por consequência, o Polo Industrial de Manaus segue como um dos principais motores da economia regional. Da mesma forma, mantém o Amazonas entre os polos industriais mais importantes do Brasil.

Papel da articulação política

Valdemir Santana afirmou que a união entre a bancada amazonense e o governo federal foi fundamental para alcançar o resultado.

Segundo ele, a conquista vai além da preservação dos incentivos fiscais. Na prática, representa a defesa dos empregos, da indústria e do desenvolvimento regional.

Assim, com a garantia constitucional da Zona Franca até 2073, o Amazonas mantém um dos seus principais instrumentos de crescimento econômico. Além disso, preserva um modelo que contribui para o desenvolvimento da Amazônia e para a economia brasileira.